A gente só vê duas coisas nas pessoas ... O que queremos ver, e o que eles querem nos mostrar.
Não importa o quão próximas duas pessoas são, uma distância infinita as separa.

sábado, 6 de agosto de 2011

Veja Como seu Figado é Importante

Nem é nada, pode beber o quanto quiser...

O fígado humano é o órgão mais volumoso do organismo. Consiste de dois lobos principais que juntos pesam entre 1.200 e 1.600 g no adulto normal. Está localizado logo abaixo do diafragma no quadrante direito superior do abdome. Apre- ente de dois vasos: artéria hepática e veia portal. A artéria hepática, uma ramificação da aorta, for- nece o sangue oxigenado ao fígado. A veia portal drena o sangue do sistema digestório (estômago, intestino delgado e grosso, pâncreas e baço) diretamente ao fígado. A importância fisiológica do fluxo portal, é que todos os nutrientes provenientes da digestão dos alimentos no sistema digestorio, com exceção das gorduras, passam inicial- mente pelo fígado antes de atingir a circulação geral. No tecido hepático, estes vasos subdividem- se em numerosas ramificações para formar uma grande rede vascular. O fígado possui uma estrutura anatômica única. As células hepáticas estão em contato com a circulação sangüínea de um lado e o canalículo biliar do outro. Desse modo, cada célula hepática  (hepatócito) tem uma grande área em contato tanto com um sistema nutriente proveniente dos sinusóides (“capilares” da veia portal) e um sistema de escoamento, o canalículo biliar que transporta as secreções e excreções dos hepatócitos. A bile é um líquido viscoso produzido neste processo. Os canalículos biliares se reunem para formar os ductos que conduzem as secreções biliares ao intestino delgado.
O fígado apresenta centenas de funções conhecidas. Entre as quais citam-se; metabólicas, excretoras e secretoras, armazenamento, protetoras, circulatórias e coagulação sangüínea.
Atividade sintética. O fígado é o principal órgão com respeito à síntese de vários compostos biológicos entre os quais proteínas, carboidratos e lipídios. A síntese e o metabolismo dos carboidratos estão centralizados no fígado. O glicogênio é sintetizado a partir da glicose proveniente dos carboidratos ingeridos e armazenados no fígado, com posterior reconversão à glicose, quando necessária. Uma importante função também localizada no fígado, é a gliconeogênese a partir de aminoácidos e outros compostos. Além disso, outras hexoses são convertidas em glicose pelas células hepáticas.
A maioria das proteínas plasmáticas são bulina, transferrina, a-1 fetoprototeína, protro- mbina e complemento C3. No fígado, ocorre também a desaminação do glutamato como a principal fonte de amônia, convertida posteriormente em uréia. A síntese das lipoproteínas plasmáticas VLDL e HDL, também como a conversão da acetil-CoA em ácidos graxos, triglicerídios e colesterol são realizadas no fígado. A gordura é formada a partir de carboidratos no fígado a partir de fontes dietéticas. Este órgão é o principal sitio de remoção dos quilomícrons “remanescentes”, também como do metabolismo ulterior do colesterol a ácidos biliares. A formação de corpos cetônicos ocorre, quase exclusivamente, no fígado. Com o incremento da gliconeogênese ocorre a redução do oxaloacetato e do acetil CoA que não podem ser convertidos o suficientemente rápido a citrato; deste modo, o acetil CoA acumula e é transformado em corpos cetônicos.
216 Bioquímica Clínica: Princípios e Interpretações
O local de armazenando das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e várias vitaminas hidrossolúveis como a B 12 é o fígado. Outra função relacionada com as vitaminas é a conversão do caroteno à vitamina A.
O fígado é a fonte de somatomedina e angiotensina além da depuração metabólica de outros hormônios. Como fonte de transferrina, ceruloplasmina e metalotioneína, este órgão, exerce papel fundamental no transporte, arma- zenamento e metabolismo do ferro, cobre e outros metais. Muitas enzimas são sintetizadas pelas células hepáticas, mas nem todas são úteis no diagnóstico de desordens hepatobiliares. As enzimas empregadas com freqüência são as aminotransferases (transaminases), fosfatase alcalina e g-glutamil transferase.
Desintoxicação e metabolismo das drogas. O mecanismo mais importante na atividade desintoxicante é o sistema microssomial de metabolização das drogas. Este sistema é induzido por vários compostos e é responsável por mecanismos de desintoxicação (biotransformação) que incluem oxidação, redução, hidrólise, hidroxilação, carbo- xilação e demetilação, Estes mecanismos atuam na  converção de compostos nocivos ou pouco solúveis em substancias menos toxicas ou mais solúveis em água e, portanto, excretável pelo rim.
A conjugação com o ácido glicurônico, glicina, ácido sulfúrico, glutamina, acetato, cisteína e glutationa, converte substâncias inso- lúveis em formas solúveis passíveis de excreção renal. Este mecanismo será descrito adiante.
Função excretora. O fígado secreta a bile, que  é composta de pigmentos biliares (fundamentalmente, ésteres da bilirrubina), ácidos e sais biliares, colesterol e outras substâncias extraídas do sangue (alguns corantes, metais pesados, enzimas). Os ácidos biliares primários (ácido cólico e o ácido quenodesoxicólico) são formados no fígado a partir do colesterol. Os ácidos biliares são conjugados com a taurina ou glicina, formando os sais biliares. Estes sais atingem os intestinos quando a vesícula biliar contrai após cada refeição. Aproximadamente 600 mL de bile é vertida no duodeno cada dia, onde participa da digestão e absorção dos lipídios. Quando os sais biliares ares secundários (desoxicólico e litocólico) poste- riormente absorvidos. Os ácidos biliares absorvidos atingem a circulação portal e retornam ao fígado, onde são reconjugados e reexcretados (circulação entero-hepática).

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAaawAH/funcao-hepatobiliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário